sábado, 21 de junho de 2008

INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL

Diferentemente dos heróis atuais, Indiana traz um ar diferente para as telas do cinema: temos um herói que não tem poderes especiais, não carrega armas futuristas e não voa pra lá e pra cá, mesmo sem esses efeitos especiais o filme ainda atrai muitos expectores, antigos e novos fãs, e não é a toa, o enredo do filme é verossímil, os personagens cativantes e a historia até mesmo engraçada. O que mais me chamou a atenção foi a computação gráfica utilizada no filme, mesmo sendo um tipo de filme que não explora efeitos especiais, o filme não podia fugir da computação gráfica: as caveiras de cristal que aparecem no filme foram feitas todas digitalmente, assim como os extraterrestres que também surgem no filme. A mistura do passado com o novo dá ao filme o toque de originalidade sempre presente nos filmes da série de INDIANA JONES.

SPEEDY RACER

Speedy Racer é um filme que muito me prendeu a atenção, os efeitos visuais são de encher os olhos: cores vivas, cenas rápidas e muito som não me deixaram piscar os olhos. O filme adaptado do desenho que leva o mesmo nome não deixa nada a desejar tratando-se do enredo e adaptação.
O que mais me chamou a atenção foram os efeitos especiais com sons explosivos, cores vibrantes e cenas que mais parecia estar em um jogo de vídeo game. Para o público mais jovem o filme provavelmente irá satisfazer já para os que não estão acostumados com tantas cores vivas e muitos efeitos especiais acontecendo ao mesmo tempo, podem sair meio tontos após a sessão de cinema. A direção de arte com certeza esbanja cores, e muito efeito de luzes, sem contar é claro com o design dos carros que também remetem ao ambiente de um vídeo game, após assistir Speed Racer não pude deixar de dar uma "jogadinha" em um jogo de corrida que tenho em casa.
http://www.animabc.com.br/

Esse evento é um evento de anime, aconteceu nos dias 5 e 6 de abril das 10 da manhã até às 8 da noite.
No evento teve a participação de alguns desenhistas de anime, muitas editoras que publicam não só os mangás mas também livros sobre o assunto.
Teve também participação de empresas de games como a levelup e a gamemax, no evento existem diverssas atividades, até mesmo modelagem 3d dos jogos, campeonatos workshops e etc.
O evento teve muitas informações interessantes, principalmente para quem faz design de games como eu. Você podia ter contato direto com professores da área, e pessoas que atuam em peso nessa área no Brasil.
Mas apesar de tudo, muitos cartazes para informar sobre as atividades que estavam ocorrendo eram mal produzidos. Seja pela falta de informação, seja pela mal disposição das cores e das informações, o que fazia com que as pessoas ficassem um pouco perdidas sobre aonde era o que.
E na palestra de modelagem 3d o palestrante se preocupou muito em falar sobre a criação do personagem e ficou pouco na usabilidade, no ambiente e na demanda de mercado para essa área.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

PALESTRA MOTOROLA


A Motorola sem dúvida é uma grande empresa que sempre está inovando. Pude perceber durante a palestra a importância do todo o processo para criação de um novo produto: Pesquisa do público alvo, metas que devem ser cumpridas, organização e muita criatividade.
O novo modelo de celular da Motorola RAZR2 V8 faz tanto sucesso porque eles souberam aplicar todos os conceitos durante o processo de criação. Assim o designer deve trabalhar, procurando sempre estar à frente de seu tempo, sempre inovando e, com muita criatividade e parcimônia, fazer de seus projetos conceitos novos e diferentes que serão durante muito tempo usado por outras pessoas.

H2OLHOS

Incrível como o Itaú Cultural conseguiu com sua exposição H2OLHOS transmitir o que muitos esqueceram: O meio ambiente.
Utilizando apenas imagens, sons e cores a exposição transmite a história do rio Tietê, desde o seu inicio, antes com águas claras e limpas, até o seu declínio, hoje com odores insuportáveis e aparência execrável.
Conseguir passar uma linha de raciocínio utilizando apenas imagens é de fato algo que mereça atenção, afinal eles utilizam apenas cores, formas e sons e a mensagem torna-se clara, pelo menos para o público alvo: A destruição do meio ambiente é conseqüência da ação do homem. Transmitir mensagens através de figuras não é tarefa fácil, e sem dúvida a exposição conseguiu fazer isso de maneira "bela e tranqüila", assim como as águas do nosso Rio Tietê deveriam ser.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

As Crônicas de Spiderwick



As Crônicas de Spiderwick procura mesclar o mundo mágico com o mundo real nos apresentando uma arte gráfico de qualidade e com personagens em 3D bem trabalhados. Porém um ponto que pode não agradar ao espectador mais atendo é a própria narrativa, que é pobre em conteúdo, deixando algumas lacunas em aberto durante o filme, o que já seria de se esperar tendo em vista o filme ser baseado no livro, e a adaptação de obras para o cinema geralmente deixam a desejar.
O filme nos remete a um mundo maravilhoso e fantástico, com Elfos, Duendes, e uma série de seres maravilhosos que sem duvida irão encantar desde crianças a adultos.

terça-feira, 18 de março de 2008

Tarsila Viajante

Em minha primeira visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo, fiquei maravilhado com aqueles quadros magníficos, cores vibrantes e esculturas feitas com uma maestria singular. Neste mesmo dia eu tive a sorte de estar tendo uma exposição única da Tarsila do Amaral “Tarsila Viajante”. Obviamente que me prendi mais aos seus quadros. Em uma experiência única pude ver os seus três melhores quadros juntos: A negra,1923; Abaporu,1928 e Antropofagia,1929. Mas teve um em especial que me chamou a atenção. “São Paulo, 1924” que é a reprodução do Vale do Anhangabaú. Este quadro nos confunde por suas formas regulares e cores que mesclam o concreto com a natureza, característica de uma São Paulo que começava a se industrializar. Temos duas formas que não sabemos ao certo se são pessoas ou postes de luz dada suas formas circulares, e mais ao fundo podemos perceber a presença de uma placa com números, provavelmente o início da propaganda que também começava a aflorar na cidade.